O técnico em enfermagem trabalha na área da saúde compondo a equipe de enfermagem juntamente com o auxiliar em enfermagem e o enfermeiro. Não se trata de um curso superior, sendo caracterizado como curso de nível médio. O curso de ténico em enfermagem é devidamente regulamento pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Dentre suas funções dentro da equipe, o ténico em enfermagem atua na execução de cuidados de rotina, ministra medicamentos, faz curativos, aplica vacinas, prepara pacientes para consultas, exames e tratamento, realiza a assepsia do local e equipamentos (processos de limpeza com o objetivo de eliminar microorganismos que podem causar infecções ou qualquer tipo de doença). Também pode realizar atendimentos Home Care, que compreende atendimentos em ambiente extra hopitalar, como na casa do paciente, em escolas, em empresas, etc.

ténico em enfermagem

Para realizar o curso de técnico em enfermagem é necessário possuir idade superior a 18 anos e ter o ensino médio completo.

Atualmente existem cursos de expecialização dentro do curso de técnico em enfermagem, fato que não ocorria a pouco tempo atrás, mostrando assim um crescimento dentro dos setores de trabalho. Algumas das especializações existentes são Técnico em Enfermagem do Trabalho e Técnico em Enfermagem em Instrumentação Cirurgica. Sendo que a primeira trata de especialização para promoção da saúde e proteção da integridade do trabalhador no local de trabalho e o segundo trata de especialização relacionada a instrumentação cirúrgica e atividades de enfermagem realizadas antes, durante e depois do ato anestésico-cirurgico, também trata da assepsia de materiais e equipamentos.

Diversas instituições possuem o curso de técnico em enfermagem, caso se interesse, procure uma perto de sua casa, mas principalmente que tenha qualidade de ensino.

técnico em enfermagem 1